Anjos – A importância do estudo sobre anjos na atualidade

Pode ocorrer que haja alguém que conclua que o estudo sobre os anjos não seja de importância para a igreja. O argumento básico para isto é que existem assuntos de mais relevância para a atualidade. Naturalmente, tal pensamento deve ser abandonado, pois não há um só tema da doutrina bíblica que não seja importante para a igreja. O apóstolo Paulo pensava na validade de ensinar “todo o conselho de Deus à igreja (atos 20:27)“. Nós, crentes atuais, não podemos pensar de modo diferente. Ademais, o estudo sobre os anjos é de importância justificada. Vejamos:

  • Porque é bíblico
  • Porque o assunto sobre anjos tem estado em foco na atualidade
  • Porque as heresias esotéricas tem distorcido a natureza e missão dos anjos
  • Porque os anjos, na concepção esotérica, tem sido invocados e louvados
  • Porque se tem valorizado a criação (anjos) ao invés do Criador
  • Porque muitos crentes desconhecem a doutrina bíblica sobre os anjos
  • Porque há seitas que colocam o Senhor Jesus como sendo um anjo

Estes, entre outros, são motivos que justificam o ensino sobre estes seres celestiais.

1. Definição

Dentro da doutrina bíblica, o estudo sobre os anjos recebe o nome de Angeologia. Por definição simples é a observação do que a Palavra de Deus afirma a respeito da existência, propósito, ação e vida dos anjos.

Na língua grega, língua original do Novo Testamento, o termo “anjo” é ANTTELLOS, que quer dizer “mensageiro” (Lucas 7:24).

Este termo demonstra a noção de um ofício, como também do propósito para o qual estes seres celestes foram criados.

2. Observações Panorâmicas sobre o uso do Termo Anjo

O exercício do ofício de entregar mensagens, por seres celestiais, era tão comum nos tempos bíblicos, que estes seres passaram com o tempo a serem designados anjos mensageiros. O termo também foi amplamente usado para denominar espíritos semelhantes, mesmo que estes não transportassem uma mensagem.

Vejamos agora a existência dos anjos afirmadas no Antigo e Novo Testamento

3. A Existência dos Anjos

3.1 Afirmada no antigo testamento

“Havendo eu, Daniel, tido a visão, procurei entendê-la, e eis que se me apresentou diante uma como aparência de homem. E ouvi uma voz de homem de entre as margens do Ulai, a qual gritou e disse: Gabriel, dá a entender a este a visão. Veio, pois, para perto donde eu estava; ao chegar ele, fiquei amedrontado e prostrei-me com o rosto em terra; mas ele me disse: Entende, filho do homem, pois esta visão se refere ao tempo do fim”. (Daniel 8:15-17)

“Os carros de Deus são vinte mil, sim, milhares de milhares. No meio deles, está o Senhor; o Sinai tornou-se em santuário”. (Salmos 68:17)

Os anjos são mencionados 108 vezes no Antigo Testamento.

3.2 Afirmada no Novo Testamento

Mateus 13:41, Marcos 13:32, Lucas 22:43, João 1:51, Colossenses 1:16, II Tessalonicenses 1:7, Hebreus 1:13, I Pedro 3:22, II Pedro 2:11, Judas 9, Apocalipse 12:7

Os anjos são mencionados 175 vezes no Novo Testamento

É claramente ensinado pelos 2 testamentos a existência dos anjos

4. A Natureza dos Anjos

Agora que vimos a existência dos anjos, vejamos verdades sobre a natureza dos anjos.

4.1 São seres criados

“Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas legiões celestes. Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes. Louvai-o, céus dos céus e as águas que estão acima do firmamento. Louvem o nome do SENHOR, pois mandou ele, e foram criados”. (Salmos 148: 2-5)

“Só tu és SENHOR, tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto há neles; e tu os preservas a todos com vida, e o exército dos céus te adora”. (Neemias 9: 6)

“pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele”. (Colossenses 1:16)

Os anjos são seres criados. Este é o ensino da Bíblia. A eternidade passada não faz parte do assunto “Anjos”. Eles tiveram um início. Os anjos não são pré-existentes como Cristo, o Senhor, é. Razão pela qual o Senhor Jesus jamais poderá ser considerado um anjo, como querem algumas seitas. Convém ler Jó 38: 4-7 – “Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular, quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus?”

4.2 São seres espirituais

“Ora, a qual dos anjos jamais disse: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés? Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?” (Hebreus 1: 13-14)

“porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes”. (Efésios 6:12)

Os anjos não têm corpo físico. Todavia receberam poder para assumir forma corpórea.

4.3 São seres que não se casam

“Porque, na ressurreição, nem casam, nem se dão em casamento; são, porém, como os anjos no céu”. (Mateus 22: 30)

Os anjos não se dão em casamento. Uma referência a não procriação dos anjos.

4.4 São seres imortais

“mas os que são havidos por dignos de alcançar a era vindoura e a ressurreição dentre os mortos não casam, nem se dão em casamento. Pois não podem mais morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição”.  (Lucas 20: 35-36)

Aos anjos foi concedida, pela vontade de Deus, nunca morrerem.

4.5 São seres numerosos

Deuteronômio 33:2, Daniel 7:10, Apocalipse 5: 11, Hebreus 12: 22, Lucas 2: 13

O Senhor Deus é chamado de Jeová Shabaot, que quer dizer: “O Senhor dos Exércitos”. De qualquer exército? Do exército celestial. Do exército de anjos.

A Bíblia usa termos como “milhares”, “inumeráveis”, “multidões”, “miríades” e “legiões” para descrever a quantidade existente de anjos.

5. Os Atributos Gerais dos Anjos

Por atributos se entende as capacidades e características especiais que pertencem aos anjos, que os capacitam a cumprirem tarefas sobre-humanas:

5.1 São seres que se transportam com velocidade

Mateus 26: 53, Daniel 9:21

5.2 São seres detentores de poder

Salmos 103:20, Salmos 8:5, Hebreus 2:7, II Pedro 2:11, II Tessalonicenses 1: 7

5.3 São seres com inteligência superior

II Samuel 14:17- 20, Mateus 24:36

5.4 São seres gloriosos

“Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na do Pai e dos santos anjos”. (Lucas 9: 26)

6. Os Atributos Morais dos Anjos

Vejamos agora as características morais dos anjos. Características do caráter dos anjos.

6.1 Foram criados santos

6.1.1 Porque o caráter do Criador é Santo. Gênesis 1:31, 18:25, Hebreus 1:13

6.1.2 Porque alguns pecaram, demonstrando o estado original de todos. Judas 6, II Pedro 2:4

Conforme vimos nos textos acima, especialmente em Judas 6, há duas categorias de anjos: os anjos obedientes e os que desobedeceram ao Eterno, indo após a rebelião luciferiana. Quanto aos anjos obedientes, chamados santos anjos, foram estes selados na obediência, não havendo, em qualquer tempo, seja presente, seja futuro, a possibilidade de caírem em pecado. Não devemos nos esquecer que os anjos foram criados agentes morais livres. Também que a escolha que fizeram diante da rebelião promovida por satanás, selou o futuro dos anjos. Uns para o bem, e outros para o mal.

A idéia, tão irresponsavelmente disseminada, por novelas, contos, filmes, artigos de revistas Teen, e por seitas, que afirmam que os anjos do céu, dos céus do Senhor, possam vir a terra e se contaminarem é absolutamente profana e anti-bíblica. Nenhum dos santos anjos de Deus podem cair. A obediência deles, os confirmaram no estado permanente de santidade de caráter.

Os textos bíblicos abaixo podem ajudar a comprovar a santidade absoluta dos anjos confirmados na obediência:

Salmos 99:7, Salmos 103:20, Mateus 6:10, Mateus 8:10, Marcos 8:38, II Coríntios 11:4

Há também uma outra idéia demasiadamente equivocada, vigente na atualidade. Esta concepção apregoa que um anjo de Deus pode renunciar sua condição de santidade celeste para então se tornar em ser humano. O ensino da Bíblia, como já vimos, afirma em absoluto, a santidade selada aos anjos, como também a impossibilidade da renúncia da condição de anjo para transformar-se em homem. Tampouco que algum tipo de sentimento nos anjos, caso fosse possível, pudesse fazê-los caírem de sua condição.

Mas ultrajante à sã doutrina, é fazer crer a alguns (milhares) que anjos anela por descobrir as (sensações) dos sentidos humanos, e que por isso, estão dispostos a abandonar sua angelicalidade para então conhecer a humanidade plena.

Conceitos como estes devem ser vigorosamente repudiados.

7. Os Anjos estão Dispostos em Hierarquias

Agora que já observamos que os anjos foram selados para sempre na obediência, vejamos que eles estão colocados em ordem hierárquica.

7.1 Os anjos são integrantes de um exército

“Micaías prosseguiu: Ouve, pois, a palavra do SENHOR: Vi o SENHOR assentado no seu trono, e todo o exército do céu estava junto a ele, à sua direita e à sua esquerda”. (I Reis 22:19)

“nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;” (Efésios 2: 2)

7.2 Principados, tronos, domínios e poderes

São nomes usados para indicar diferentes posições que as miríades de anjos ocupam neste exército de Deus. São posições hierárquicas, onde se pressupõe comandantes e comandados. Todos, porém, na mais profunda consciência do bem do Salvador e Sua Vontade. Sem qualquer coisa semelhante que há entre os homens, como: ambições, detrações, invejas, etc. Há perfeita solidariedade e todos visam a glória do Criador. Também não há a idéia de inferioridade entre anjo e anjo. As patentes não significam merecimento, mas serviço.

Colossenses 1:16, I Pedro 3:22, Judas9, Efésios 1:21

7.3 Um arcanjo – Miguel

A literatura apócrifa apresenta “arcanjos”, porém a Bíblia fala somente de um. Seu nome é Miguel. Ele é mencionado pelo nome apenas três vezes.

Daniel 12:1, Judas 9, Apocalipse 12

Uma outra menção aparece em I Tessalonicenses 4:17, sem, contudo ser mencionado o seu nome. Sua atuação tem permitido a conclusão de que se trata do chefe do exército celeste.

“depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor”.

7.4 Gabriel – Anjo Augusto

Lucas 1:19-26 e 38, Daniel 9: 21-23

O anjo Augusto. Elevado. Gabriel assiste diante de Deus. Um servidor (imediato) foi responsável pela maior mensagem de Deus aos homens. O nascimento de Jesus de Nazaré. Senhor. A encarnação do Verbo Divino.

Gabriel tem sido chamado de arcanjo por judeus e cristãos. Possivelmente isto se deve a sua elevada posição de serviço. Todavia, não há nenhuma base escriturística para tanto, visto que Gabriel nunca foi chamado de arcanjo.

7.5 Querubins e Serafins (Isaías 6)

São seres elevados. Estão sempre relacionados ao trono do Senhor. São anjos que prestam culto e assistência contínua ao trono da graça.

As várias categorias de serviços angélicos demonstram uma ordem hierárquica. Demonstra também que a Doutrina Bíblica sobre o reino nos céus, implica em um sistema organizado, que existe em absoluta sintonia com a vontade de Deus.

Vejamos agora a missão dos anjos.

8. A missão dos anjos

Como já foi notado, os anjos são servidores. O próprio termo “mensageiro” já indica o exercício de um ofício. São seres com uma missão. Esta missão pode ser dividida, para melhor compreensão, em missão diante de Deus e missão aos homens. Aos salvos, aos herdeiros.

8.1 Diante de Deus

8.1.1 São ministros de adoração e louvor

Salmos 89:7, Salmos 99:1-2, 103:20, 148: 1-2, Jó 38: 4-7, Isaías 6: 2-3, Mateus 18:10, Daniel 7:10

8.1.2 São executivos da Vontade do Senhor

Salmos 103:20

8.1.3 São auxiliares e acompanhantes do Senhor Jesus

Mateus 25:31-32, 13:49,  II Tessalonicenses 1:7-8

8.2 Aos homens – aos justos

8.2.1 Guiam e guardam os crentes

Salmos 9:1, Atos 8: 2-6 e 29, Atos 10:13, Daniel 6:22

8.2.2 Servem ao povo de Deus – os herdeiros

Hebreus 1:14, I  Reis 19:5-8, Mateus 4:11, Lucas 22:43

pr. Isac de Souza

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.